Você sabia que o acesso à água potável é um direito universal? A água que bebemos e utilizamos tanto para tomar banho quanto lavar nossas roupas deve ser considerada não apenas insípida, inodora e incolor, mas também livre de contaminantes, sejam eles químicos ou microbiológicos.
Para descobrir se nossa água está livre de contaminantes microbiológicos, utilizamos métodos para detectar a presença de certos organismos que indicam a contaminação fecal. Um desses métodos é o Colilert, uma tecnologia que contém uma molécula denominada “substrato cromogênico” e pode ser utilizado para detectar um grupo de bactérias que habitam exclusivamente o trato gastrointestinal, os coliformes totais e a Escherichia coli.
Esse substrato, na ausência de qualquer coliforme total, não altera a coloração da água, que se mantém incolor. Caso a amostra de água possua coliformes totais, a amostra de água mudará de cor para amarelo em razão da utilização de uma molécula chamada de ONPG presente no Colilert. Caso a amostra contenha a bactéria E. coli, a amostra se tornará amarela e fluorescente sob a luz UV.
Caso a amostra de água esteja amarelada e fluorescente, ela estará imprópria para o consumo segundo a legislação brasileira!
Cartela com Colilert exibindo fluorescência e coloração amarelada, indicando a presença de coliformes totais e E. coli
Commenti